Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Pesquisa personalizada

27 de outubro de 2008

LCD ou Plasma? Comprovado: difícil escolha

Com a entrada da TV digital e o consumo cada vez maior de filmes em DVD, necessitamos de um display, ou seja, de uma tela de TV que seja poderoso. As duas tecnologias utilizadas hoje em dia nas novas TVs são o Plasma e o Cristal Líquido (LCD - Liquid Crystal Display).
Mas, na hora de trocar nossos velhos (ou não tão velhos) televisores de tubo, devemos escolher por qual dessas duas tecnologias tão parecidas no resultado final?
Tão parecidas, que algumas pessoas pensam que são a mesma coisa, mas não são.

O portal ClicRBS noticiou hoje que o Laboratório de Processamento Digital de Sinais da Universidade de Brasília (UnB) testou as duas tecnologias para saber qual é a melhor. Sob a orientação de um dos professores, a equipe comparou um modelo da Sony com LCD de 40 polegadas e resolução de 1.080 linhas, com uma LG de plasma e 42 polegadas, com resolução de 720 linhas (ambos cedidos pelos fabricantes).

Foram avaliados os pontos mais sensíveis, como fidelidade e espectro das cores, rastro (efeito borrado) das imagens em movimento, ângulo de visão e contraste. Os pesquisadores constataram que a escolha não é simples. Depende de como e para que o aparelho será usado.

O primeiro passo é descobrir qual a melhor tela disponível – uma pergunta para a qual não há uma só resposta. Para medir a intensidade e a diversidade de cores emitidas pelos aparelhos, a equipe utilizou um colorímetro, dispositivo que, preso à tela, dispara tons diferentes e mede como eles são exibidos. Nesse quesito, o plasma se saiu melhor ao conseguir um gamut (intervalo de cores que pode ser exibido ou impresso) maior do que o LCD.

A TV de plasma possui uma vantagem no quesito fidelidade das cores, isto foi comprovado quando ela foi colocada, lado a lado, com a TV de LCD para reproduzir uma mesma imagem, contendo cores-padrão. O LCD mostrou alguns tons distorcidos. Porém, os especialistas observam que essa distorção só é perceptível em condição extrema, como a que foi testada. Em situação normal, a diferença não é tão óbvia. Isto é, por mais que um vendedor lhe diga que a de plasma tem cores melhores, embora ele não esteja mentindo, essa diferença não será tão sentida por nós humanos a olho nu.

Por outro lado a prova revelou a maior falha do plasma: o efeito burn-in, a imagem fantasma que persiste na tela após a exibição ter terminado. Imagine por exemplo, você assistindo um jogo de futebol ao vivo, e durante toda a transmissão, a emissora deixar em um dos cantos da tela uma inscrição "ao vivo". E quando terminar o jogo e você até mesmo mudar de canal, ainda perceber que existe um sombreado naquele local ainda com a tal inscrição "ao vivo" impressa lá.

Há várias afirmações de que isso está sendo contornado, mas a verdade é que, jsutamente por esse problema, não existem monitores de Plasma para computador, pois algo como, a barra de tarefas do Windows, ficaria impressa na tela já que é exibida quase que 100% do tempo que estamos com o computador ligado.

Um último teste, que poderia representar uma desvantagem para LCD, acabou demonstrando a evolução desta tecnologia. Os pesquisadores projetaram uma imagem com linhas verticais alternadas, pretas e brancas, bem finas. A intenção era verificar a partir de que posição o espectador deixaria de ver as colunas e passaria a perceber apenas um borrão cinza. O resultado mostrou que as pessoas sentadas quase que na mesma linha do aparelho não teriam esse problema. Ou seja, temos um ângulo maior de visão, que não nos obriga a ficar totalmente de frente para a TV sem perder a qualidade.

E você ? Já fez a sua escolha? comente....

fonte: ClicRBS - http://www.clicrbs.com.br

5 comentários:

  1. O teste diz: "Por outro lado a prova revelou a maior falha do plasma: o efeito burn-in, a imagem fantasma que persiste na tela após a exibição ter terminado."

    Primeiro que o efeito "burn-in" é a queima definitiva da tela. O que ocorre são retenções temporárias que acabam com o uso continuo em até poucos minutos.

    Outro detalhe que eles pegaram a Plasma mais simples e a LCD top da Sony com resolução FullHD. Tá na cara que esse teste é promovido pela tecnologia LCD. Agora me digam! Que modelo são essas duas TVs? Que data foi posta essa pesquisa? Possuo uma Samsung e assisto numa boa filmes com tarjas pretas e não surge nada de manchas na tela.

    ResponderExcluir
  2. Sim Hodney, concordo com você, que a cada vez que sai um modelo novo, a possibilidade desse tipo de problema ocorrer é cada vez menor.

    Se vc for no link do ClickRBS citado na postagem, verá lá que os modelos foram: Sony Bravia KLV-40V410A LCD de 40' contra a LG 42PG60D Plasma 42'.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite senhores,
    Meu pai é um executivo de alto escalão da lg e o mesmo me afirmou que o efeito "burn-in" é um problema que já foi resolvido...temos aqui uma scarlet de 50 polegadas e sinceramente não troco por uma Lcd de forma alguma....

    ResponderExcluir
  4. mesmo com a diminuição do efeito burn-in ainda existe alguns incomodados como por exemplo o consumo excessivo de energia, problema de reflexo e peso elevado;;

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem q ele é executivo e não desenvolvedor ....rsrsr Pode ser q o burn-in tenha resolvido, mas a vida util e o consumo de energia excessivo ainda são problemas presentes na plasma.

    ResponderExcluir