Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Pesquisa personalizada

25 de abril de 2009

Windows XP: um novo MS-DOS ?

No início dos anos 80, foi criado o MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System), era o sistema operacional que dominava os PC's (personal computers). Este sistema operacional de 16bits ajudou a decidir o destino da Microsoft, era um sistema monousuário (não permitia mais de um usuário logado na maquina ao mesmo tempo) e monoprocessamento (só permitia uma tarefa de cada vez).

Logo depois veio o Windows, revolucionando o uso do computador pessoal principalmente porque popularizava o uso do mouse. Mesmo assim, o MS-DOS ainda foi incorportado até o Windows 95. Hoje para executar comandos diretos, podemos recorrer ao CMD (no Windows Vista, pressione simultaneamente a "tecla windows", aquela que tem o logo do Windows e a tecla "R". Surgirá a janela "Executar". Nela digite "cmd" e tecle enter).

Tela do DosBoxTela do DosBox

Usuários de Windows XP e Vista que necessitem executar programas antigos, principalmente jogos e que tenham problemas de incompatibilidade, podem usar o DosBox.

Bom, a Microsoft está prestes a lançar o Windows 7, mas as empresas que possuem Windows XP não se mostram tão interessadas em fazer o upgrade para esta nova versão do Windows com receio de ter problemas de compatibilidade de programas que foram criados para Windows XP. Principalmente drivers de hardware como scanners, impressoras, etc que já não sejam tão novas mas funcionam no XP.


Para resolver isso, a Microsoft anunciou através do Windows Blog, que o Windows 7 irá incorporar uma versão do Windows XP, que se chamará XP Mode. O usuário poderá, dentro do Windows 7, iniciar o Windows XP de forma virtual. Isto é, falando a grosso modo, o XP se abre dentro do Windows 7 como se fosse um simples programa e nele é possível executar o que for necessário.

Aí fica a questão, por quanto tempo ainda veremos o XP rodando, mesmo que seja de forma virtual? Será que ele se tornará o novo MS-DOS ??

Comentem!

Mania por Tecnologia





Nenhum comentário:

Postar um comentário