Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Pesquisa personalizada

11 de maio de 2009

Males da Tecnologia - os jogadores compulsivos


Você conhece algum amigo ou amiga que perde horas e mais horas jogando, seja bingo, baralho e como não poderia faltar: jogos de computador e video-game?

O jogo compulsivo é uma doença. Assim pensa o grupo JA - Jogadores Anônimos, que é um grupo com trabalho semelhante ao dos Alcoólicos Anônimos (organização de apoio a dependentes de bebidas alcoólicas).

No último dia 10 de maio, o jornal O Estado RJ Online publicou uma reportagem escrita por Luana Neri entitulada "Uso excessivo de computador vicia" sobre os viciados em computador. Na reportagem, um jovem de 25 anos revela que quando seu salário não dava para pagar as várias horas que jogava em Lan Houses (ele chegou a ficar 12hs seguidas), chegava a cometer furtos para conseguir jogar.

O tal jovem conta que começou a se recuperar quando procurou o Jogadores Anônimos. Visitando o site do JA, pode-se encontrar as 20 perguntas que servem como um teste para verificar a pessoa é um jogador compulsivo, desde que, segundo o JA, sejam respondidas 'sim' a pelo menos 7 dessas 20 perguntas.

O dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define "mania" com as seguintes acepções: 'loucura', 'tendência ou inclinação para', 'excentricidade', 'extravagância', 'esquisitice'. O Mania por Tecnologia se resume na acepção de 'tendência ou inclinação para tecnologia'. Portanto, fica a dica, se você conhece alguém que tenha mania por jogos no sentido de compulsão e vício, indique que esta pessoa faça uma visita às reuniões do Jogadores Anônimos.

Estas reuniões do Jogadores Anônimos são realizadas em várias cidades como Rio de Janeiro(RJ), São Paulo(SP), Belo Horizonte(MG), Campo Grande(MS), Salvador(BA), Fortaleza(CE), Recife(PE), Vitória(ES), entre outras [http://www.jogadoresanonimos.org/enderecos.html]

Visite o site do Jogadores Anônimos e conheça também o blog Confissões de um Viciado em Jogos Eletrônicos escrito por um rapaz que se confessa um viciado e conta sua luta para largar a dependência de jogar. Pela data do último post, notamos que o blog não tem sido atualizado mas é interessante a leitura sobre esta que é uma doença real porém pouco percebida.


por Carlos Magno - do Mania por Tecnologia


Comente


Nenhum comentário:

Postar um comentário