Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Pesquisa personalizada

7 de junho de 2009

Fim dos cartuchos, dvds e da pirataria


Não é costume do Mania por Tecnologia falar sobre marcas, fazer reviews ou indicar produtos. Entretanto, devemos parabenizar iniciativas como a do novo video-game data Tec Toy, o Zeebo.

O Zeebo é o novo console fabricado pela Tec Toy, na verdade pela Zeebo Inc, empresa criada nos Estados Unidos pela Tec Toy para atuar no mercado global.

A grande novidade do Zeebo está no seu modelo de negócios inovador. A proposta é acabar com a pirataria de jogos, e isso é possível já que ele não utiliza cartuchos, cds ou dvds para os títulos. O carregamento dos jogos é feito da mesma forma que os celulares, através de uma conexão 3G o usuário pode baixar os jogos que quiser por preços bem atraentes que variam de 9,90 a 29,90 pagos no cartão de crédito, débito e boleto bancário.

Não é necessário, ter modem especial, ter acesso à banda larga ou pagar qualquer mensalidade. Basta liga-lo na TV, O Zeebo automaticamente conecta-se à uma rede wireless proprietária, que é totalmente gratuita e disponível onde há cobertura 3G no país. (Veja mapa de cobertura no site www.zeebo.com.br).

Depois de baixado, o jogo é instalado na memória do video-game, e ele já vem com 3 jogos e mais o direito de download de outros 3 títulos. No site podemos ver que os títulos variam entre novos jogos como o 'Treino Cerebral' com desafios lógicos, cálculo mental memória, foco e visual, jogos clássicos como 'Quake I', 'Quake II' e 'Double Dragon' e títulos encontrados em outros consoles como 'Fifa Soccer 2009' e 'Need for Speed Carbon', e todos em português.

O Zeebo tem tudo para alavancar a produção nacional de games e também atrair os produtores de games de outros países por garantir a proteção contra cópias não-autorizadas. Isso já é realidade, segundo a própria Zeebo na sua página de imprensa, eles já estão trabalhando com franquias de renome como Activision, Sega, Namco, Capcom entre outras.

Finalmente, uma novidade é o uso do acelerômetro, aquele sensor de movimento usado no Wii que detecta e capta os movimentos do jogador e transfere essas ações para o ambiente do jogo. Juntando todas essas características o Zeebo tem muitas chances de dominar o mercado de games para classes sociais que não podem comprar video-games como Xbox 360 e Playstation 3, os quais hoje em dia custam mais de 1.000 reais.

Provavelmente o maior concorrente do Zeebo é o Playstation 2, pois este ainda é bastante vendido, continua tendo títulos sendo lançados além das centenas de jogos de existentes. Mas o Zeebo pode ter o seu espaço garantido já que, que mesmo perdendo um pouco em relação aos gráficos possui o jostick com acelerômetro (adquirido à parte) e a facilidade de compra dos jogos.

E você, acha que ele emplaca no mercado?

Um comentário: