Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Pesquisa personalizada

8 de dezembro de 2008

Home Theater: Disposição de caixas

Com certeza, o que há de mais interessante num sistema home theater é o som surround. Aquele efeito de envolvimento o qual todo mundo procura. Tanto em um sistema avançadíssimo, dos mais caros, quanto num sistema simples, o que importa é poder sentir que o som está em todo o ambiente.

Em um bom sistema estéreo, com uma fonte bem mixada, já podemos ouvir sons diferentes na caixa esquerda e direita.

Quando dizemos fonte bem mixada, pense em um cd de música por exemplo, em que o produtor do disco fez questão de "jogar" o som das guitarras para a caixa esquerda, o som do baixo para a caixa direita e os vocais e a bateria para ambas as caixas simultaneamente. Ao tocar uma música mixada desta forma, você ouvirá nitidamente a separação dos instrumentos nas caixas. Agora imagine isso em um sistema com 5 ou mais caixas !

Durante o play, é essencial que os sons sejam distribuídos pelas caixas e que estas nos tragam estes sons de forma coordenada.

Veja abaixo um esquema 5.1:


Esse .1 se refere ao canal de som com menor frequência, mais conhecido com canal sub-woofer. Em um sistema de home theater, geralmente será a caixa maior que emitirá um som mais grave (a caixa das explosões)...

Abaixo, outras formas como distribuir caixas no ambiente, agora mostrando o 6.1:




e o sistema 7.1:



A caixa do centro preferencialmente deverá ficar o mais próximo do display (da tv, da tela de projeção, etc), as laterais da frente na mesma altura do display, enquanto que as de trás podem ficar em pedestais e mesmo no teto.

2 comentários: