Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Pesquisa personalizada

30 de novembro de 2008

Porta-retratos nada simples

Sabe quando dizemos assim: “bem que poderia existir...”? Sabe aqueles pequenos momentos de nossas vidas que damos uma de inventores? Quem nunca olhou para um porta-retrato e chegou a imaginar porque ainda não inventaram um que mudasse as fotos de tempos em tempos.

Claro que com tanta tecnologia por aí, vieram os porta-retratos digitais que fazem exatamente isso, exibem diferentes fotos, uma coleção. Cada foto vai sendo exibida por um tempo definido pelo usuário.

Ops! Pera aí... usuário?? A palavra usuário no mundo da tecnologia nos remete para “aquela pessoa que opera, configura, interage com determinado eletrônico”. Mas, um porta-retrato não é algo que deve ser simples? Algo que não deve ter a necessidade de termos que ficar operando, configurando, interagindo... Tá vendo esse aí do lado... Aquele botão "SCAN" é exatamente isso mesmo: ela aciona a função scanner desse porta-retrato.


Infelizmente não é assim. A ótima idéia de exibir múltiplas fotos em um simples porta-retratos se tornou incoerente, justamente por causa da expressão “simples porta-retratos”. Não existem porta-retratos digitais que sejam simples.

Quando digo simples, é justamente no mesmo sentido dos porta-retratos tradicionais, coloco a foto e pronto. Não tem como, apenas colocar as fotos digitais sem ter que se preocupar se essa foto tem o formato suportado, se tem resolução suportada ou se o próprio meio (cartão) usado para colocar a foto é suportado.


O modelo mais barato (barato??) (R$199,00) que encontrei na internet ao escrever esse texto, foi esse na imagem acima. Ele possui os seguintes recursos:

- Slide Show de fotos numa tela de LCD 5,6" com tempo de resposta 30ms
- Entrada para cartões XD/SD/MMC/MS
- Resolução 320x234, brilho 350 cd/m2 e contraste 300
- Zoom em até 4x e giro de até 270 graus
- Visualiza formato em Jpeg
- Visualiza no máximo até 10 megapixels

Para nós que temos mania por tecnologia, esses recurso até que são simples. Porém, imagine aquelas pessoas que nem mexem em computador o que diriam: “isso tudo num porta-retrato? Parece que to comprando uma dessas Tvs enormes”. E com tudo isso especificado acima, o preço até que tá justo. Mas pensando que é um porta-retratos, exagero.

Talvez seja justamente por isso que esse brinquedinho não seja dos mais populares, eu sinceramente ainda não vi nenhum amigo, colega de trabalho, parente, ninguém dizendo que tá doido pra comprar um desses. E certamente se ouvir, será de alguém que historicamente já goste de gastar com bugigangas supérfluas.

Esse aí do lado possui Wi-fi para você (não eu) enviar as fotos por e-mail.

Não tem como não citar aquele outro tópico que escrevi – Compras: impulsividade, emoção, etc.

E olha que não vou nem falar daqueles que tem saída pra tv, tocam mp3 e videos, tem saída para fones - ficar ouvindo música no porta-retratos? - resolução de 800x600 (vai virar monitor de computador), controle remoto, e acreditem impressora ... esses mais atrevidos chegam a R$1.000,00 !

Só para atiçar os fabricantes: “bem que poderia existir árvore de Natal que toca mp3 com som estéreo”...



Um comentário: