Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Pesquisa personalizada

13 de novembro de 2008

HDCP - protegendo o conteúdo digital


Com o advento do HDMI, das conexões digitais e das televisões de Plasma e LCD, mais um avanço tecnológico foi criado e infelizmente ainda pouco popular. Estamos falando de HDCP - (High-bandwidth Digital Content Protection), proteção de conteúdo digital que usa banda altamente larga, trocando em miúdos: Proteção de Conteúdo de Alta Definição, seja som ou vídeo.

O HDCP foi criado pela Intel para prevenir a cópia de conteúdo de áudio e/ou vídeo digital que seja transferido via DVI, HDMI ou outro meio de transmissão de última geração (como o Sony GVIF por exemplo). Como é um padrão proprietário, isto é pertence a quem o criou (no caso a Intel), para que um aparelho tenha suporte ao HDCP é necessário pagar a concessão de uma licença de uso. Desta forma, não encontrará necessariamente em todas a TV´s, cabos, DVD players, etc o selo HDCP.

Porém, será que a pirataria está com os dias contados? A resposta pode ser positiva caso seja criada alguma lei que obrigue a todos os fabricantes a incluirem suporte a HDCP em seus aparelhos. Para aqueles que desejam colocar um drive de Blue-ray em seus computadores, o HDCP já é algo que deve ser levado em conta. A placa de vídeo nVidia GeForce 8800 GT por exemplo, tem o HDCP entre as suas especificações, portanto ela possibilita que você exiba filmes em Blue-ray, só que se o monitor utilizado não tiver HDCP, uma mensagem de erro aparecerá e o filme não será exibido.

O funcionamento é da seguinte forma. Em um sistema com HDCP, dois ou mais aparelhos são ligados por uma conexão também protegida por HDCP (um cabo HDMI) por exemplo). O conteúdo de áudio e/ou vídeo transferido entre os esses aparelhos, é protegido através de encriptação de dados.
Cada um desses aparelhos possui transmissores e recptores internos (combinados em um chip por exemplo). Antes de enviar um dado protegido, um set-top box(por exemplo) inicia uma autenticação para confirmar que, por exemplo, uma TV está autorizada a receber o sinal. Sendo assim, se no lugar da TV você colocar um gravador de DVD de mesa que não tenha autorização para gravar aquele sinal, a imagem não aparecerá na gravação final.

Uma lista de aparelhos que estão aptos a usar o HDCP pode ser encontrada no site da DCP (Digital Content Protection), que é organização composta por empresas que apóiam a proteção de conteúdo. Dentre as quase 400 elas vemos (obviamente) algumas das maiores produtoras de entretenimento como The Walt Disney Company, Warner Bros., e Sony Pictures Entertainment. A lista completa de empresas é essa aqui.

Entre os produtos podemos citar receivers da Onkyo, Yamaha, Philips, Pioneer, etc. Notebooks da HP, players de Blue-ray da Sony, Pioneer, etc e outros. A lista de produtos é esta aqui. Outros detalhes sobre esta tecnologia, podem ser encontrados no mesmo site.

2 comentários:

  1. como de costume, a protecao deve ser quebrada em cerca de duas semanas...

    ResponderExcluir
  2. Pôxa, obrigado pela matéria! Eu não sabia o que era essa sigla. Achei, em princípio que se tratava de algum ultra-benefício em termos de qualidade oo produto ou coisa do gênero. Na verdade é algo como um DRM da Microsoft.

    ResponderExcluir