Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Pesquisa personalizada

27 de novembro de 2008

Taxa de constraste: Quão preto é o seu preto?

Quando verificamos as especificações de uma TV ou de um monitor de computador por exemplo, notamos que há um ítem chamado "taxa de constraste", que é um valor numérico no formato 5000:1, 800:1, etc. Porém, os valores são muito diferentes mesmo em modelos semelhantes de marcas diferentes. Por que isso?

Antes de tudo, vamos entender o que é: a taxa de constraste é definida pela razão entre a claridade do branco com a falta de luz da cor preta. Ou seja, quanto maior a diferença entre branco e o preto que o display (uma tv, um projetor, um monitor de computador, etc) for capaz de reproduzir, maior será sua taxa de contraste.

Então, se uma TV tem uma taxa de contraste alta, as diferenças entres as cores serão melhor notadas. Não veremos aquele efeito estranho de preto esfumaçado, numa cena de filme por exemplo, em que alguém entra num quarto escuro e o que vemos é como se o quarto estivesse com neblina dentro dele.

Podemos também pensar numa vela dentro de um quarto escuro. Se prestar atenção, você poderá ver uma áurea brilhante na chama que a vela produz. Quanto maior a taxa de contraste, mais fácil será para ver esta áurea sem que a cor dela se confunda com a cor da chama.

O grande problema, é comparar estes números. Já que existem dois tipos de taxa de contraste: o dinâmico e o estático. É aí que matamos a charada, o contraste dinâmico possui numericamente um valor alto, por isso que quando comparado com o valor de uma taxa estática, a discrepância fica absurdamente alta.
É como comparar maça e laranja, ambas são frutas, mas são diferentes. Uma TV do modelo ABC com contraste dinamico de 5.000:1 não pode ser comparada com uma do modelo XYZ com contraste estático de 1.500:1, ainda mais porque ela na verdade pode ter o estático de 800:1 e ser na verdade inferior neste quesito para a outra. Por isso, costumamos ver tantos valores diferentes, pois são números representando coisas diferentes.
Em suma, contraste dinâmico de um display só pode ser comparado com o dinãmico de outro display, enquanto que estático só com estático.... (maças num cesto, laranjas no outro). Desta forma, cuidado com os números que você vê nas propagandas, pergunte ao vendedor se o contraste citado é o estático ou dinânico.
A pergunta chave é "How Black is your Black?" - Quão preto é o seu preto?

Encontrei um artigo interessante da Da-lite Screen Company, uma empresa americana de projetores e produtos relacionados. O link é este aqui. Não vou me aprofundar, pois é necessário conhecimentos de ótica, mas fica aí a sugestão para os curiosos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário