Page copy protected against web site content infringement by Copyscape
Pesquisa personalizada

8 de novembro de 2008

Hora certa: sincronizando com os relógios atômicos de césio

Uma dica interessante para o seu computador. A Divisão Serviço da Hora (DSHO) do Observatório Nacional (ON) tem como objetivos a Geração, Distribuição e Conservação da Hora Legal Brasileira (HLB). Ela disponibiliza uma sincronização pública em tempo real da Hora Legal Brasileira.

Para isso, basta configurar o relógio do windows da seguinte forma:

1) Abra as Propriedades de Data e Hora: no Windows XP, dê um duplo clique no relógio no canto direito da barra de tarefas. Usuários do Vista, dê apenas um clique no relógio e depois clique em "Alterar configurações de data e hora".

2) Clique em Horário na Internet. (Usuário do Vista, nessa aba, cliquem 'Alterar Configurações')


3) Marque 'Sincronizar automaticamente com um servidor de horário na Internet'



4) Cole no campo Servidor (veja figura acima) o seguinte valor incluindo os pontos: 200.20.186.75

5) Clique 'Atualizar' (Atualizar agora)

6) Clique 'OK'

A forma que o seu computador conversa com o servidor do Observatório Nacional é chamado protocolo NTP, conheça mais visitando o site do projeto em http://www.ntp.br. O NTP através de seus servidores públicos ajuda a manter seu computador e sua rede sincronizados com a Hora Legal Brasileira e com o Tempo Universal Coordenado (UTC).

Para mais informações sobre a Hora Legal Brasileira visite a Divisão Serviço da Hora - DSHO, na mesma pagina vá em "Serviços" e depois em "sincronismo público" para saber mais do assunto.

Para conhecer o trabalho do Observatório Nacional, clique aqui.

Um detalhe!

O governo Brasileiro anunciou uma nova data de início e de término do horário de verão para o Brasil no período de 2008 a 2009. As novas informações de fuso horário são as seguintes:

• O horário de verão começa em 19.10.08 (terceiro domingo de outubro)
• O horário de verão termina em 15.02.09 (terceiro domingo de fevereiro)

Computadores com base no Windows não interpretarão corretamente a hora relacionada à transição do horário de verão vigente para o horário normal. Visite http://support.microsoft.com/kb/957201/pt-br para atualizar o fuso horário de Brasília (GMT-3:00) e o fuso horário de Manaus (GMT-4:00) de forma que as novas informações de fuso horário para o período de 2008 a 2009 sejam reconhecidas corretamente pelo seu Windows e assim, quando terminar o horário de verão, seu computador ajuste a hora automaticamente no dia correto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário